SAC - SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR, em conformidade com a Resolução ANTT nº 3.535/2010

 

Nossa empresa, com o objetivo de oferecer serviços estratégicos para empresas de transporte de passageiros, desenvolveu uma solução para atendimento das exigências do órgão regulador e fiscalizador (ANTT) quanto ao SAC 0800 e disponibiliza às empresas as duas modalidades obrigatórias:

  • SAC ANTT 0800 CONVENCIONAL para atendimento geral;
  • SAC ANTT 0800 ESPECIAL para atendimento ao deficiente auditivo e de fala.

Esses serviços podem ser contratados em conjunto ou isoladamente, de acordo com o interesse da empresa.

O Decreto 6.523/2008 fixou as normas gerais sobre o SAC. A Resolução nº 3.535/2010 da ANTT especificou sobre as normas a serem aplicadas nos serviços rodoviários interestadual e internacional de passageiros.

A empresa deve cumprir uma série de exigências para atender a legislação do órgão regulador, como:

  • Resolver demandas dos clientes sobre informação, dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento de contratos e serviços;
  • Disponibilizar atendimento pessoal gratuito das demandas provenientes de ligações de telefones fixos, celulares, públicos e de telefones especiais para deficientes auditivos e de fala;
  • Capacitar atendentes do SAC com as habilidades técnicas e procedimentais necessárias para realizar o adequado atendimento ao consumidor, em linguagem clara, inclusive a pessoas deficientes auditivas ou da fala, devendo ter proficiência em digitação, domínio da língua portuguesa, soletração e conhecimento das expressões utilizadas pelas pessoas com deficiência auditiva ou da fala;
  • Prestar, ao consumidor, imediatamente, as informações solicitadas;
  • Resolver, no prazo máximo de cinco dias, as reclamações do consumidor;
  • Garantir o acesso ao histórico das demandas do consumidor;
  • Manter registro eletrônico do atendimento por um período mínimo de dois anos;
  • Gravar as ligações para o SAC por um período mínimo de 90 dias;
  • Encaminhar relatórios semestrais à Ouvidoria da ANTT.

 

Veja, a seguir, as PRINCIPAIS INFRAÇÕES SOBRE SAC passíveis de multa pela ANTT:

 

MULTAS NO VALOR DE R$ 4.051,32

  • Não implantar o SAC;
  • Implantar SAC que não seja gratuito para qualquer consumidor.

MULTAS NO VALOR DE R$ 2.700,88

  • Não disponibilizar o SAC nos horários de atendimento estipulados pela ANTT;
  • Finalizar a ligação pelo SAC antes da conclusão do atendimento.

MULTAS NO VALOR DE R$ 1.350,44

  • Não garantir o acesso das pessoas com deficiência auditiva ou de fala ao SAC;
  • Não divulgar o número do SAC de forma clara e objetiva em todos os documentos e materiais impressos entregues ao consumidor, ... no interior de todos os veículos e na página da empresa na internet, quando houver;
  • Não garantir a qualidade do atendimento do SAC;
  • Não garantir ao consumidor o acompanhamento das demandas por meio do protocolo eletrônico;
  • Não prestar, imediatamente, as informações solicitadas pelo consumidor;
  • Não resolver adequadamente, em até 5 dias úteis, as reclamações do consumidor;
  • Não manter, por um período mínimo de 90 dias, as ligações gravadas no SAC.

 

 

Contrate o SAC 0800

Preocupe-se com o serviço de transporte de sua empresa e deixe o SAC sob nossa responsabilidade.

Temos uma solução com excelente relação custo/benefício para terceirização do SAC para atendimento às exigências da ANTT.

Entre em contato com o nosso setor comercial e solicite uma proposta personalizada para a contratação do SAC de sua empresa.

Contrate o SAC 0800

 

Atenção!!!

A empresa que presta serviços no âmbito de competência da ANTT (linhas regulares ou de fretamento/turismo interestadual) e não contar com o serviço de SAC 0800 (da própria empresa ou terceirizado) já pode ser notificada a qualquer momento.

 

O valor da multa para quem não implantar o SAC é de mais de R$ 4 mil.

 
Outras Infrações relativas ao SAC

 

Condições Especiais para atendimento a empresas de fretamento

Temos excelentes condições para que as empresas de fretamento possam contratar o SAC e se adequar às normas legais da ANTT, tanto para o atendimento convencional quanto para o atendimento a deficientes auditivos e de fala.

Solicite uma proposta personalizada para a contratação do SAC 0800 de sua empresa.

Contato

 

Outros Serviços

Nossa empresa está apta a prestar diversos outros serviços de assessoria e consultoria empresarial.

Clique no link a seguir para visualisar a guia Outros Serviços.

Outros Serviços